sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O que é matemática???


Definir o que é a matemática é complicado, mas vou tentar responder essa questão com alguns argumentos históricos...





A palavra Matemática vem do grego (máthēma) que significa ciência, conhecimento, aprendizagem.
Matemático (do grego, mathēmatikós) significa apreciador do conhecimento.
   Muitas pessoas definem a Matemática como a ciência que estuda os números, mas a Matemática é muito mais do que isso. Uma definição deste tipo seria semelhante a dizer que, por exemplo, a zoologia é o estudo dos elefantes e deixou de estar correta há cerca de 2500 anos!
   A resposta à pergunta “O que é a Matemática?” mudou diversas vezes ao longo da história.
   A Matemática surgiu da necessidade de efectuar cálculos comerciais, de fazer medições nos terrenos, de perceber a relação entre os números e de fazer previsões astronómicas.
·       Até aproximadamente 500 a.C. a Matemática era certamente o estudo dos números. Estávamos no período da Matemática egípcia e babilônica. Nessas civilizações, a Matemática consistiu quase unicamente na aritmética. Tinha um caráter utilitário.

·       Entre 500 a.C. e 300 d.C. foi a era da Matemática grega. Para os matemáticos da Grécia antiga, a Matemática era o estudo dos números e da forma, devido à ênfase dada à geometria nessa época.

  • Até meados do século XVII, altura em que Newton (em Inglaterra) e Leibniz (na Alemanha) inventaram independentemente o cálculo, não houve nenhuma alteração importante na natureza da Matemática. O cálculo é essencialmente o estudo do movimento e da mudança. Após Newton e Leibniz, a Matemática transformou-se no estudo dos números, da forma, do movimento, da mudança e do espaço.

·       Nos finais do século XIX, a Matemática passou a ser o estudo dos números, da forma, do movimento, da mudança e do espaço, e das ferramentas matemáticas que são usadas nesse estudo.

  • Em 1900, a Matemática podia ser dividida em aproximadamente doze assuntos distintos: aritmética, geometria, cálculo,… . Com a explosão da atividade matemática que se deu no século XX, hoje existem entre sessenta e setenta áreas distintas, tais como teoria dos números, teoria dos grupos, topologia, geometria diferencial, equações diferenciais e teoria do caos.  
   Devido ao crescimento tremendo na atividade matemática tornou-se mais complicado definir o que é a Matemática chegando-se a dizer que era o que os matemáticos faziam ao longo da vida.
   Foi apenas nos últimos trinta anos que surgiu uma definição da Matemática com a qual a maioria dos matemáticos concordam:
A Matemática é a ciência dos padrões.
  Mas sabemos que a Matemática é tudo isto e muito mais, a Matemática é algo que o Homem faz, é uma atividade intelectual. São fatos e previsões que os matemáticos demonstram, seguindo as suas próprias regras, sobre os objetos matemáticos de interesse para eles.
  Apesar de teorias descobertas há muitos anos ainda continuarem válidas, a Matemática não está toda criada. Segundo Pierre-Louis Lions, a Matemática é como uma árvore na qual estão constantemente a nascer novos ramos, todos eles inter-relacionados.
   A Matemática é um campo de exploração e invenção, em que se descobrem novas idéias todos os dias e é um modo de pensar que é utilizado para resolver todo o tipo de problemas nas ciências, no governo, na indústria.
A Matemática apresenta invenções tão subtis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também, para as artes e poupar trabalho aos homens.
Descartes

É uma linguagem simbólica, rigorosa e precisa que é compreendida por todas as civilizações da terra.

Conhece a Matemática e dominarás o Mundo.

Um comentário: